Psicanálise em Jogo no Século 21

23/09/2012 17h30

 

Seminário "Psicanálise em Jogo no século 21" reunirá Jorge Forbes, Claudia Riolfi e Gilson Schwartz em Taubaté

 Dia 21/10/2012 – domingo

  Horário: das 9h às 17h
  Local: Olavo Bilac Apart Hotel
  Rua Barão da Pedra Negra, 530 – Centro – Taubaté – SP

Página no FACEBOOK - clique aqui

 

A polêmica sobre os efeitos da tecnologia e da internet sobre crianças e jovens, os riscos de males à saúde e até mesmo à inteligência, numa época em que as pessoas estão "desbussoladas" é o destaque do seminário "Psicanálise em Jogo no Século 21", com a coordenação do psicanalista Jorge Forbes e participação de Claudia Riolfi (Faculdade de Educação da USP) e Gilson Schwartz (Professor da Escola de Comunicações e Artes da USP e diretor para a América Latina da rede "Games for Change"). O evento tem inscrições abertas até 15 de outubro e acontecerá no domingo, 21 de outubro, em Taubaté.

Numa sociedade em que pais e mães são frequentemente substituídos por "babás eletrônicas" sempre mais sofisticadas (depois da TV e do videeo, o video game e as redes sociais substituem para cada criança e jovem a atenção que tradicionalmente era dada pelos pais), é preciso reinventar a psicanálise "além do Édipo", diz Forbes.

A partir das obras de Freud e Lacan, o seminário é voltado a profissionais das áreas de educação, recursos humanos, cultura digital e psicanálise atentos às profundas mudanças de um mundo globalizado e suas  demandas de construção de novos laços sociais na família, nas escolas, nas empresas, no direito, na política e na economia.

O seminário “Psicanálise em Jogo no Século 21”, com Jorge Forbes, Claudia Riolfi e Gilson Schwartz, integra a programação do festival "LIGAÇÃO - Literatura Infantojuvenil, Games e Artes em Ação" que tem sua abertura no dia 12 de outubro, Dia da Criança, no Sítio do Picapau Amarelo. O evento é uma iniciativa do Instituto Todo Mundo, dos grupos de pesquisa Iconomia (USP) e Cidade do Conhecimento (USP), da Universidade de Taubaté e do Instituto de Psicanálise Lacaniana (IPLA).

Dia 21/10/2012 – domingo

Horário: das 9h às 17h
Local: Olavo Bilac Apart Hotel
Rua Barão da Pedra Negra, 530 – Centro – Taubaté – SP
No Facebook: https://www.facebook.com/events/469645906389799/