Entrevista ao WSCOM, jornal eletrônico do Nordeste, em 19 de março de 2004

19/03/2004 18h50

Analista da Escola Brasileira de Psicanálise debate Saúde Mental em João Pessoa (na ocasião, Jorge Forbes foi também entrevistado pela Rádio Líder sobre suas conferências)

(WSCOM Online, da Redação)

A Fundação de Apoio à Pesquisa (Fapesq) e a Secretaria Estadual de Saúde promovem, hoje e amanhã, o Curso de Capacitação em Ciência e Tecnologia em Saúde Mental. A aula inaugural será proferida pelo psiquiatra e analista Jorge Forbes, membro da Escola Brasileira de Psicanálise, que concedeu entrevista hoje ao programa Abra o Jogo.

Segundo ele, as pessoas ainda não aprenderam a lidar com a Globalização e os seus índices. `Nós temos ainda uma grande resistência em aceitar aquilo que nos é diferente´, disse.

O psiquiatra explicou ainda temas como depressão e narcisismo. Na visão dele, a nova geração terá menos crises depressivas geradas por desilusões amorosas do que as gerações anteriores, porque os jovens de hoje assumem uma postura de estar com alguém ‘por querer estar’. `A depressão acontece quando a pessoa deixa de gostar de si mesma´, disse, acrescentando que este quadro leva a uma redução na auto-estima.

(fonte: www.wscom.com.br)