A Invenção do Futuro – Jorge Forbes, Miguel Reale Jr, Tércio Sampaio Ferraz Jr.

01/08/2005 15h57

Este livro é resultado de dois encontros entre psicanalistas, juristas, filósofos e jornalistas promovidos pelo psicanalista Jorge Forbes, pelos juristas Miguel Reale Júnior e Tercio Sampaio Ferraz Junior e pelo filósofo Gilles Lipovetsky, que se reuniram para discutir como lidar com o novo laço social da globalização em suas múltiplas expressões, com um novo olhar. Entre os temas abordados, destacam-se a hipermodernidade e as possibilidades virtuais da realidade; o individualismo e sua relação com uma responsabilidade atual, intersubjetiva, porém singular; o consumo e as mídias; a quebra dos imperativos nos costumes; nas roupas e no uso do luxo, articulando as diferenças; e as soluções que se apresentam para a perda da orientação paterna na crise atual das identidades. O resultado é uma viva e rica discussão das constituições culturais e dos nossos limites, por uma renovada sensibilidade para o século XXI. (Abaixo, um link para o convite do lançamento, em 18 de agosto de 2005).

"Feiticeira. Feiticeira é o sugestivo nome da praia em Ilhabela, litoral do Estado de São Paulo, Brasil, onde realizamos os dois seminários que compõem este livro. A pergunta que nos orientou nas duas ocasiões foi a mesma: como lidar com o novo laço social da globalização em suas múltiplas expressões?
Nomeamos a primeira reunião de "A bula de Ilhabela: por um novo olhar para um novo tempo", e a segunda, "O futuro do passado: uma conversa sobre a hipermodernidade". O conjunto, escolhemos nomear A invenção do Futuro, título deste livro. Entendemos que se antes nos ensinavam a nos preparar para o futuro - é só lembrar das preocupações com o filho "doutor" - , hoje, diante de tantas possibilidades de igual peso, o futuro tem de ser inventado. O futuro passou a ser uma invenção do presente.

Este livro é um convite a que mais pessoas se somem no empenho de possibilitar que esses novos tempos pareçam menos apavorantes e ansiogênicos, para que possamos explorar sua vertente da invenção criativa de um novo laço social, um novo amor além da hierarquia paterna estabelecida na era anterior, da modernidade. Nós temos a chance de sermos passageiros de uma mudança histórica sem precedentes. Cabe-nos fazer com que essa viagem possa ser vivida com interesse e entusiasmo, apesar dos solavancos comuns a uma mudança fundamental de atmosfera.

JORGE FORBES
MIGUEL REALE JÚNIOR
TERCIO SAMPAIO FERRAZ JUNIOR"

 

Capas do Livro