Perfil

Jorge Forbes é psicanalista e médico psiquiatra, em São Paulo. Doutor em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Mestre em Psicanálise pela Universidade Paris VIII.  Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo - USP - Faculdade de Medicina (Neurologia). A.M.E. - Analista Membro da Escola Brasileira de Psicanálise e da Escola Europeia de Psicanálise. Membro da Associação Mundial de Psicanálise - AMP.

É um dos principais introdutores do ensino de Jacques Lacan no Brasil, de quem frequentou os seminários em Paris, de 1976 a 1981. Teve participação fundamental na criação da Escola Brasileira de Psicanálise, da qual foi o primeiro diretor-geral.

Preside o Instituto da Psicanálise Lacaniana - IPLA e o Projeto Análise (www.projetoanalise.com.br). Dirige a Clínica de Psicanálise do Centro do Genoma Humano - USP.

Tem artigos publicados no Brasil e no exterior; é autor, dentre outros livros, o mais recente: “Inconsciente e Responsabilidade – Psicanálise do Século XXI” – Prêmio Jabuti 2013 -  em que estuda as mudanças necessárias a uma psicanálise para os tempos pós-modernos, além do Édipo. Também escreveu “Você quer o que Deseja?”; “Da palavra ao gesto do analista” e, em coautoria, “A Invenção do Futuro”, em que pensa soluções para viver na era de quebra dos ideais. Colabora com a grande imprensa, sendo curador e conferencista do Café Filosófico da CPFL - TV Cultura (vídeos:http://migre.me/diXB ). Por seus trabalhos sobre as novas formas de viver na pós-modernidade, tem sido consultado por hospitais, escolas e empresas.