Fórum - “A Psicanálise versus A Sociedade de Controle”

16/07/2009 18h37

Será realizado no sábado 10 de junho, no MUBE (Museu Brasileiro de Escultura), em São Paulo, das 14h às 20h, o Fórum “A PSICANÁLISE VERSUS A SOCIEDADE DE CONTROLE”. Participarão psicanalistas, psiquiatras, juristas, geneticistas, jornalistas, sociólogos, neurologistas e educadores, sob a coordenação de Jorge Forbes.

Anunciamos a razão deste Fórum, no seguinte texto:

“Sem percebermos, instala-se insidiosamente uma sociedade de controle, que padroniza comportamentos, prometendo a felicidade: – Revistas semanais vendem capas de dietas, do uso do tempo, da cura do câncer, de como descansar, da melhor ginástica. Planos de saúde prometem o controle total do bem estar. Terapias retrocedem a técnicas comportamentais de dessensibilização. As emoções humanas são medicalizadas; na base do para tudo tem remédio, fabricam-se doenças. Livros de auto-ajuda batem recordes de vendagem. Máquinas digitais de reconhecimento viram lugar comum, em qualquer portaria. Programas de televisão ensinam a viver corretamente com Deus ou com a ciência. Empresas uniformizam procedimentos excluindo a singularidade. Enfim, frente à angústia de um novo tempo onde a multiplicidade de escolhas é possível, o homem desbussolado vira cúmplice do seu controlador. A psicanálise se opõe a esta sociedade de controle entendendo que o melhor tratamento da angústia da liberdade – novo sintoma da globalização – não é o seu aprisionamento em protocolos comportamentais, mas a instalação de uma ética da invenção responsável, condensada na pergunta: “Como suportar não ser controlado?”. É o que esse Fórum irá discutir.”

O Fórum será realizado em três seqüências, com as seguintes participações confirmadas:

1º segmento: “Mídia e Comportamento”
Caio Túlio Costa – jornalista
Márcio Giovannetti – psicanalista
Zacaria Borge Ali Ramadam – psiquiatra

2º segmento: “Você quer mesmo ser avaliado?”
Mayana Zatz – geneticista
Dorothée Rudiger – jurista
Leny Mrech – psicanalista

3º segmento: “Como suportar não ser controlado?”.
Ariel Bogochvol –psicanalista
Sandra Grostein – psicanalista
Marcus André Vieira – psicanalista

A coordenação do Fórum será de Jorge Forbes e da jornalista Mona Dorf.

_______________________________________________________________

MUBE, 10 de junho de 2006, das 14h às 20h.

Av. Europa, 218 - Jardim Europa - São Paulo – Brasil

_______________________________________________________________

A realização deste Fórum é do Projeto Análise, a organização é do Instituto da Psicanálise Lacaniana e a promoção é da Escola Brasileira de Psicanálise - SP.

_______________________________________________________________

CONVERSAÇÕES PREPARATÓRIAS

Três reuniões preparatórias, coordenadas por Jorge Forbes, serão realizadas, cada uma versando sobre o tema de um dos segmentos do Fórum:

  • quarta-feira, 3 de maio: "Mídia e Comportamento"
  • quarta-feira, 10 de maio: "Você quer mesmo ser avaliado?"
  • quarta-feira, 7 de junho: "Como suportar não ser controlado?"


Essas reuniões serão realizadas na sede do Instituto da Psicanálise Lacaniana, às 20h30, na Alameda Lorena, 1257, casa 1, Jardins – São Paulo.

Maiores informações:
(11) 3061-2676 e 3061-0947