Segunda Conversação Preparatória - ao Fórum "A Psicanálise versus A Sociedade de Controle”

16/07/2009 18h34

Nesta quarta-feira, 10 de maio, haverá a segunda conversação preparatória ao Fórum de 10 de junho. Será apresentado o tema da segunda sequência: "Você quer mesmo ser avaliado?", com a coordenação de Jorge Forbes.

Será discutido:

  • O MERCADO DO MENTAL – por Leny Mrech
    O mental virou uma peça avulsa. Ele aparece de maneira isolada como se não fizesse parte do sujeito, instaurando uma “coisificação” de suas práticas e comportamentos. O mental tornou-se mais um produto a ser vendido no mercado. Um produto a ser identificado, classificado, controlado e avaliado. Qual é o lugar do sujeito na sociedade contemporânea? A Psicanálise indaga o seu posicionamento frente ao processo de avaliação. Uma vez que a sua preocupação não se refere apenas a um questionamento de determinadas formas avaliativas; mas, em relação à própria perda do processo de avaliação do sujeito que se deixa levar cada vez mais pela avaliação externa, pela avaliação do Outro.
  • CONTRATO, AVALIAÇÃO E CONTROLE – por Dorothee Rüdiger
    A comunicação "Contrato, avaliação e controle" versa sobre um caso jurídico-comercial que se deu no mundo dos negócios da moda. O caso será abordado a partir do código civil, da teoria geral do direito e da psicanálise. A abordagem do caso demonstrará os limites do direito e da ciência no contexto da globalização e tentará apresentar o horizonte da psicanálise como chance de uma mudança através da responsabilização e da tomada de atitudes criativas.
  • O NEUROMARKETING – por Alain Mousat
    O neuromarketing é o novo estado da arte; substituiu a grafologia na expectativa que o outro saiba de mim. Justificam-se seus defensores: - O recurso a tais métodos “científicos” reassegura gerentes estressados que tentam racionalisar as decisões pesadas que têm conseqüências econômicas. - Esse verniz de ciência dura é comprado muito caro; só a simples compra de imagens neuronais está em 800 Euros a hora!


Local e hora: sede do Instituto da Psicanálise Lacaniana - IPLA, Alameda Lorena, 1257, casa 1, esquina da Min. Rocha Azevedo, Jardins, das 20h30 às 22h30.

Informações: (11) 3061-2676 e 3061-0947, das 13 às 21 horas.