Agosto de 2005
nº 7

Inventar o futuro.
Inventar o futuro é o trabalho de cada pessoa que descobre que as soluções do passado não nos garantem hoje, como crêem os reacionários. Inventar o futuro é descobrir que o passado não nos aprisiona, e que, por isso, podemos renovar a clínica concebida no século anterior, tratamento das amarras da história. Não há verdades históricas, coletivas ou singulares, que possam determinar aonde chegaremos amanhã. “O futuro é uma interpretação do presente” (Jorge Forbes).

Leia em www.projetoanalise.com.br
 
   
  "A invenção do futuro"      
 
“A Invenção do Futuro” é o livro de debates sobre a atualidade e seus futuros nascido de duas reuniões realizadas na praia da Feiticeira, em Ilhabela (SP), por Jorge Forbes, Miguel Reale Júnior e Tercio Sampaio Ferraz Junior, com a participação de Gilles Lipovetsky, Chaim Samuel Katz, Telma de Souza, Ucho Carvalho, com mais amigos e pesquisadores do Projeto Análise.
O livro propõe um novo olhar para um novo tempo, examinando as possibilidades virtuais da realidade, apresenta as soluções espontâneas para a presente crise das identidades, questiona nossas constituições culturais e nosso limite, por uma nova sensibilidade para o século XXI.
 
 
Para adquirir o livro  
  Lançamento – "A invenção do futuro"   Gilles Lipovetsky no Instituto da Psicanálise Lacaniana: A Terceira Mulher.  
 
Uma conferência conjunta de Jorge Forbes, Gilles Lipovetsky, Miguel Reale Júnior e Tercio Sampaio Ferraz Junior marcará o lançamento do livro “A Invenção do Futuro”, na quinta-feira, 18 de agosto. A conferência será das 19h30 às 20h30, seguida de um coquetel, com a presença de todos os autores para os autógrafos. Será na livraria Cultura do Shopping Villa Lobos, em São Paulo.
 
Gilles Lipovetsky fará uma conferência na próxima sexta-feira, dia 19 de agosto, às 20:00 horas, no Instituto da Psicanálise Lacaniana. Tratará da “Terceira Mulher”, uma nova forma da feminilidade. Depois da “Mulher Mefistofélica", da Bíblia, substituída pelas “Amélias”, de Ataulfo, estaríamos hoje confrontados a uma “Terceira Mulher”, que conjuga a dinâmica da igualdade com a persistente dissimetria social masculino/feminino: na sensibilidade, na estética e na casa. A conferência será na sede do IPLA - Instituto da Psicanálise Lacaniana, Al. Lorena, 1257, casa 1, tel: 11- 30612676, em São Paulo. A inscrição é de R$ 150,00, as vagas são limitadas e haverá tradução. As incrições se encerram na próxima segunda-feira.
 
 
  Provocações Psicanalíticas – As Possibilidades da Psicanálise   O Projeto Análise informa:  
 
“A Psicanálise do Século XXI não é mais a mesma Psicanálise do Século XX concebida por Freud: passamos do Homem traumatizado ao Homem desbussolado”. Como este, 24 aforismos de Jorge Forbes para a psicanálise do século XXI, publicados por ocasião das XVI Jornadas Clínicas da Escola Brasileira de Psicanálise-RJ, compõe o texto: “Provocações Psicanalíticas”.
 
De 25 a 27 de agosto: III Colóquio Internacional dos Núcleos de Pesquisa de Psicanálise e Educação da Faculdade de Educação-USP e do Instituto da Psicanálise Lacaniana, em São Paulo; 30 de setembro e 1 de outubro: V Jornadas da Escola Brasileira de Psicanálise - Delegação Paraíba, em Campina Grande; de 12 a 15 de outubro: XXIII Congresso da Associação Brasileira de Psiquiatria, em Belo Horizonte; em 27 e 28 de outubro: DNA Brasil, em Campos do Jordão; de 12 a 15 de novembro: Encontro Brasileiro do Campo Freudiano, em Salvador; em 5 e 6 de novembro: XXXIV Jornadas da Escola da Causa Freudiana, em Paris.
 
 


O jornal da USP desta semana, nº 734, publica, em duas páginas, uma longa entrevista de Jorge Forbes analisando a crise brasileira.
Publicado Le Sinthome, Seminário XXIII, de Jacques Lacan.
Amizade em tempo de risco: leia a apresentação do programa de conferências de Jorge Forbes para o Café Filosófico do Espaço Cultural CPFL/TV Cultura, e a sinopse de sua conversa com os convidados Chitãozinho e Xororó.
O Consejo Iberoamericano en Honor a la Calidad Educativa homenageia e titula Leny Mrech.
“Catalyzing Creativity - A Forum for Ideas and Action”, em Nova Iorque, discute o desenvolvimento da criatividade e da inovação das formas de saber e ação.
"A Compaixão" e "Um Elogio do Excesso", conferências de Jorge Forbes para o Café Filosófico do Espaço Cultural CPFL/TV Cultura, agora disponível em DVD, nas livrarias. Lançamento da Cultura Marcas.



Pesquisa do Projeto Análise: “Sobre o IPOD”, por Martin Frankenberg.
“Inconsciente e Responsabilidade: Um Novo Amor”, a apresentação por Jorge Forbes, e sinopses das 10 sessões do seu Seminário de 2002.
Pesquisa do Projeto Análise: “Sobre IDM” – Intelligent Dance Music, por Angélica Maria Moreira dos Santos.
“Muito Além do Chantilly”, por Jorge Forbes.
“Souza Dantas – A Interpretação”, por Jorge Forbes. Sobre o embaixador brasileiro na França, Luiz de Souza Dantas, que emitiu vistos de entrada ao Brasil para refugiados do nazismo contra as disposições do governo Vargas.
“Mulheres Insatisfeitas”, por Jorge Forbes.